shabby

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

HORA DO CONTO NO CONTRATURNO


BONS MOTIVOS PARA FAZER A HORA DO CONTO COM SEU ALUNO.
MARKELI S S FERREIRA


A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS É UMA DAS FORMAS MAIS ANTIGAS DE PASSAR ENSINAMENTOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. ESTA PRÁTICA ERA MUITO USADA NAS SOCIEDADES SEM ESCRITA E SEM ESCOLA. OS VALORES E AS CRENÇAS, ENTRE OUTROS FATORES IMPORTANTES NA NOSSA EVOLUÇÃO SÃO FIXADOS PELAS HISTÓRIAS CONTADAS DE UMA GERAÇÃO A OUTRA.
DESTA FORMA ACREDITA-SE QUE PARTIR DA LEITURA DE HISTÓRIAS INICIA-­SE A FORMAÇÃO DESTES PEQUENOS LEITORES, INICIANDO A MAGIA DO LER E IMAGINAR DESDE A INFÂNCIA. O INTERESSE PELA LEITURA É UM FATOR IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS EM VÁRIOS ASPECTOS, SENDO UM DELES O EXERCÍCIO DE REFLEXÃO E INTERPRETAÇÃO DO MUNDO. DESTA FORMA A HORA DO CONTO PODE CONTRIBUIR DE MODO ATRATIVO AOS ALUNOS, FAZENDO­-OS TOMAR GOSTO PELO ENCANTADO MUNDO DA LITERATURA. RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA RELATA A LITERATURA COMO MEIO FORMADOR PARA AS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE DE COMPREENSÃO:

“A LITERATURA NO CARÁTER FORMADOR FAZ COM QUE AS CRIANÇAS APRECIEM A ESSÊNCIA DA ARTE LITERÁRIA, POSSIBILITANDO UMA INTER-RELAÇÃO COM SEU COTIDIANO. QUANTO MAIS OFERECERMOS LITERATURA AS CRIANÇAS, MAIS ELAS ESTARÃO CAPACITADAS A ENTENDER O TEXTO, A INTERPRETAR, A VALORIZAR E A ATIVAR OS SEUS INTERTEXTOS CONSTITUÍDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA COMPETÊNCIA LITERÁRIA.” SOUZA, RENATA JUNQUEIRA, PÁG. 81

SENDO ASSIM AS CRIANÇAS, INDIRETAMENTE ELABORAM COM SUAS PRÓPRIAS PERCEPÇÕES SIGNIFICADOS IMPORTANTES PARA A VIDA E NOVOS CONHECIMENTOS. DESTA FORMA OS ALUNOS NAVEGAM PELOS MARES DO DESCONHECIDO E DE ACORDO COMO A HISTÓRIA VAI SENDO CONTADA, FAZEM RELAÇÕES DE SUAS VIVÊNCIAS CONSEGUINDO NA MAIORIA DAS VEZES TER O PROFESSOR ALI PRESENTE COMO SEU MELHOR AMIGO CONTANDO SEGREDOS DOS MAIS INIMAGINÁVEIS.
A RELAÇÃO DO PROFESSOR E ALUNO DEVE SER HARMONIOSA PARA UM BOM RESULTADO DE APRENDIZAGEM. O VÍNCULO DEVE SER ESTABELECIDO DESDE OS PRIMEIROS DIAS DE AULA, E AS HISTÓRIAS, OS LIVROS PODEM CONTRIBUIR PARA ESTE ESTREITAMENTO DE LAÇOS AFETIVOS. O MODO COMO TRABALHAMOS ALGUMAS HISTÓRIAS COM OS ALUNOS FAZEM DESPERTAR NELES SENTIMENTOS QUE HÁ MUITO TEMPO ESTAVAM ADORMECIDOS. COM O AUXÍLIO DA HORA DO CONTO CONSEGUE­-SE COMPREENDER UM POUCO MAIS DOS NOSSOS ALUNOS DE FORMA NATURAL E NÃO QUESTIONADORA, EXISTINDO MOMENTOS QUE SÃO VIVENCIADOS ATRAVÉS DA HORA DO CONTO QUE ESTABELECEM ENTRE PROFESSORES E ALUNOS VÍNCULOS SIGNIFICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO­ APRENDIZAGEM.


PARA MACHADO(2002), A LER BONS LIVROS TRAZ AO LEITOR SATISFAÇÃO AO PERCEBER QUE UM PERSONAGEM PODE TER CARACTERÍSTICAS QUE SÃO RECONHECIDAS EM SI MESMO E AINDA A CAPACIDADE DE SE CONHECER OUTROS MUNDOS, IMAGINANDO ESTAR DENTRO DELES, PROPICIANDO UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA E MÁGICA. PEGAR UM LIVRO NA MÃO É SENTIR UM MUNDO DIFERENTE ENTRE OS DEDOS, É PODER USUFRUIR DELE POR ALGUNS MOMENTOS EM NOSSAS VIDAS. É PODER VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR E CONHECER DIVERSAS PARTES DO MUNDO TODO, DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO E O PRAZER DE LER CADA VEZ MAIS. TENTAR PASSAR ESSE SENTIMENTO AO ALUNO É O MÍNIMO QUE UM PROFESSOR PODE FAZER. A BUSCA PELO CONHECIMENTO SE TORNA INCANSÁVEL E O DESCONHECIDO CADA VEZ MAIS ATRATIVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário