BONS MOTIVOS PARA FAZER A HORA DO
CONTO COM SEU ALUNO.
MARKELI S S FERREIRA
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS É UMA DAS
FORMAS MAIS ANTIGAS DE PASSAR ENSINAMENTOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO.
ESTA PRÁTICA ERA MUITO USADA NAS SOCIEDADES SEM ESCRITA E SEM
ESCOLA. OS VALORES E AS CRENÇAS, ENTRE OUTROS FATORES IMPORTANTES NA
NOSSA EVOLUÇÃO SÃO FIXADOS PELAS HISTÓRIAS CONTADAS DE UMA
GERAÇÃO A OUTRA.
DESTA FORMA ACREDITA-SE QUE PARTIR DA
LEITURA DE HISTÓRIAS INICIA-SE A FORMAÇÃO DESTES PEQUENOS
LEITORES, INICIANDO A MAGIA DO LER E IMAGINAR DESDE A INFÂNCIA. O
INTERESSE PELA LEITURA É UM FATOR IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS
ALUNOS EM VÁRIOS ASPECTOS, SENDO UM DELES O EXERCÍCIO DE REFLEXÃO
E INTERPRETAÇÃO DO MUNDO. DESTA FORMA A HORA DO CONTO PODE
CONTRIBUIR DE MODO ATRATIVO AOS ALUNOS, FAZENDO-OS TOMAR GOSTO
PELO ENCANTADO MUNDO DA LITERATURA. RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA RELATA
A LITERATURA COMO MEIO FORMADOR PARA AS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE DE
COMPREENSÃO:
“A LITERATURA NO CARÁTER FORMADOR
FAZ COM QUE AS CRIANÇAS APRECIEM A ESSÊNCIA DA ARTE LITERÁRIA,
POSSIBILITANDO UMA INTER-RELAÇÃO COM SEU COTIDIANO. QUANTO MAIS
OFERECERMOS LITERATURA AS CRIANÇAS, MAIS ELAS ESTARÃO CAPACITADAS A
ENTENDER O TEXTO, A INTERPRETAR, A VALORIZAR E A ATIVAR OS SEUS
INTERTEXTOS CONSTITUÍDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA COMPETÊNCIA
LITERÁRIA.” SOUZA, RENATA JUNQUEIRA, PÁG. 81
SENDO ASSIM AS CRIANÇAS,
INDIRETAMENTE ELABORAM COM SUAS PRÓPRIAS PERCEPÇÕES SIGNIFICADOS
IMPORTANTES PARA A VIDA E NOVOS CONHECIMENTOS. DESTA FORMA OS ALUNOS
NAVEGAM PELOS MARES DO DESCONHECIDO E DE ACORDO COMO A HISTÓRIA VAI
SENDO CONTADA, FAZEM RELAÇÕES DE SUAS VIVÊNCIAS CONSEGUINDO NA
MAIORIA DAS VEZES TER O PROFESSOR ALI PRESENTE COMO SEU MELHOR AMIGO
CONTANDO SEGREDOS DOS MAIS INIMAGINÁVEIS.
A RELAÇÃO DO PROFESSOR E ALUNO DEVE
SER HARMONIOSA PARA UM BOM RESULTADO DE APRENDIZAGEM. O VÍNCULO DEVE
SER ESTABELECIDO DESDE OS PRIMEIROS DIAS DE AULA, E AS HISTÓRIAS, OS
LIVROS PODEM CONTRIBUIR PARA ESTE ESTREITAMENTO DE LAÇOS AFETIVOS. O
MODO COMO TRABALHAMOS ALGUMAS HISTÓRIAS COM OS ALUNOS FAZEM
DESPERTAR NELES SENTIMENTOS QUE HÁ MUITO TEMPO ESTAVAM ADORMECIDOS.
COM O AUXÍLIO DA HORA DO CONTO CONSEGUE-SE COMPREENDER UM POUCO
MAIS DOS NOSSOS ALUNOS DE FORMA NATURAL E NÃO QUESTIONADORA,
EXISTINDO MOMENTOS QUE SÃO VIVENCIADOS ATRAVÉS DA HORA DO CONTO QUE
ESTABELECEM ENTRE PROFESSORES E ALUNOS VÍNCULOS SIGNIFICATIVOS PARA
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
PARA MACHADO(2002), A LER BONS LIVROS
TRAZ AO LEITOR SATISFAÇÃO AO PERCEBER QUE UM PERSONAGEM PODE TER
CARACTERÍSTICAS QUE SÃO RECONHECIDAS EM SI MESMO E AINDA A
CAPACIDADE DE SE CONHECER OUTROS MUNDOS, IMAGINANDO ESTAR DENTRO
DELES, PROPICIANDO UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA E MÁGICA. PEGAR UM
LIVRO NA MÃO É SENTIR UM MUNDO DIFERENTE ENTRE OS DEDOS, É PODER
USUFRUIR DELE POR ALGUNS MOMENTOS EM NOSSAS VIDAS. É PODER VIAJAR
SEM SAIR DO LUGAR E CONHECER DIVERSAS PARTES DO MUNDO TODO,
DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO E O PRAZER DE LER CADA VEZ MAIS. TENTAR
PASSAR ESSE SENTIMENTO AO ALUNO É O MÍNIMO QUE UM PROFESSOR PODE
FAZER. A BUSCA PELO CONHECIMENTO SE TORNA INCANSÁVEL E O
DESCONHECIDO CADA VEZ MAIS ATRATIVO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário