2017!!!!!
Mais um ano chegando com muito estudo,comprometimento,responsabilidades e alegria!!!
DIA DA MULHER
(8/3/2016)
HOMENAGEM PARA A MULHER MAIS IMPORTANTE DE NOSSAS VIDAS: MÃE
BRINCANDO COM A LETRA
INICIAL DO NOME
(3/3/2016)
Cada aluno recebeu sua letra inicial. Deveria desenhar 5 objetos/animais e escrever 10 palavras diferentes que iniciasse com a mesma letra do nome. Usaram dicionário para pesquisarem.
HORA DA LEITURA
(26/02/2016)
Momento para ler e relaxar.
Arte com corações.
(25/2/2016)
E CHEGOU 2016!!!!
Ano novo,turma nova!
PIQUENIQUE!!!!!
(24/11/2015)
O dia não estava ensolarado, mas foi maravilhoso o nosso piquenique na casa da Mãe da Diretora Carla. Amamos!!!!
Foram tantas fotos que não deu para organizar em ordem!!!! Nenhum celular aguentou tanta imagem!!!
Artes de Laura ,
Cabelos de Aiodeji
(23/11/2015)
Cabelo, cabeleira, cabeludo...
Lendo a s histórias de Laura e Aiodeji, aprendemos que cada um é único e importante.
Até a Vitória apareceu com um penteado diferente e lindo!
MAIS MEDALHAS
(16/11/2015)
Nossa colega Giovanna ganhou mais medalhas em uma etapa do Brasileiro de Taenkondo, em Camburiu, SC,nesse final de semana.
PARABÉNS, GI!!
PASSEIO PEDAGÓGICO
PARA PORTO ALEGRE
(11/11/2015)
Em ótima companhia: Alunos, profª Lisi e diretora Jana da EMEF Marcos Silvano.
1ª Parada: Palácio Piratini
Na escadaria e com os carros antigos
Quando estávamos na rua lateral, observando a estátua de Brizola, ouvimos um assoviu. Era o Governador José Ivo Sartori nos chamando para subirmos até seu gabinete. Foi uma alegria só,pois podemos conhecer o salão Negrinho do Pastoreio também!!!
2ª Parada: Catedral Metropolitana
Um tempinho para orar.
3ª Parada: Museu Julio de Castilhos
4ªParada: Shopping Praia de Belas. Almoço!
Última parada: Casa de Cultura Mario Quintana
A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS!
(9/11/2015)
Pesquisando palavras e ritmos musicais com raiz africana.
FASES DA VIDA
(5/11/2015)
Costumamos considerar que a vida humana está dividida em fases. A forma de divisão varia bastante, mas, geralmente, ela é feita assim:
- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis.
- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis.
Infância: uma das fases da vida.
- Adolescência: costuma ir dos doze aos vinte anos de idade. Nessa fase, ocorrem muitas transformações no corpo e na nossa mente. Nas meninas, os seios se desenvolvem, o corpo se apresenta mais arredondado, o quadril tende a se apresentar mais largo, e surge a menstruação. Nos meninos, a voz começa a engrossar – e algumas vezes, no início dessa mudança, ela pode se apresentar desafinada. Além disso, o pênis e os testículos aumentam de tamanho. Em ambos há o crescimento do corpo, de forma geral, e de pelos na região genital e axilas. Nos garotos, também, podem surgir pelos no rosto, formando a barba e o bigode. É geralmente nessa fase que as pessoas entram na faculdade, e também começam a namorar.
Adolescência: uma das fases da vida.
- Fase adulta: consideramos que a fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade.Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho. É geralmente nessa fase que as pessoas costumam ter filhos.
Etapa adulta: uma das fases da vida.
- Velhice: também chamada de terceira, ou melhor idade. É aqui, ou um pouco antes, que os cabelos começam a embranquecer, a pele se apresenta mais enrugada e, em muitos casos, principalmente em idade mais avançada, alguns problemas de saúde surgem. Essa é fase em que a pessoa apresenta mais experiência de vida, podendo nos ensinar muitas coisas interessantes.
Velhice: uma das fases da vida.
Há alguns anos, o início dessa fase se dava aos sessenta anos de idade: época em que muitos se aposentavam. Hoje, a Organização Mundial de Saúde afirma que podemos considerar que a velhice se inicia a partir dos 75, já que muitas das pessoas de 60, 65 anos de hoje continuam ativas no mercado de trabalho, e com boa qualidade e expectativa de vida.
Observações:
Entre a infância e a adolescência há a puberdade, que é uma fase de transição entre elas; quando se iniciam as mudanças no corpo, graças à ação de alguns hormônios.
A faixa etária entre os 16 e 29 anos pode ser chamada de juventude, que é uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta.
As mulheres, entre os 35 e 65 anos, passam por uma transição chamada climatério, que é quando o corpo começa a se preparar para o fim da menstruação: a menopausa.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids
ALMOÇANDO COM MÚSICA-AO VIVO!!!!
(29/10/2015)
Camila Isperling e Gustavo abrilhantando nosso almoço!
AFRICANIDADES
(20/10/2015)
Caça-palavras com nomes dos países do continente Africano e enigma matemático com o mapa da África.
Desafio Matemático
Você sabia que
levou centenas de anos para ser calculado qual seria o número mínimo de cores
usadas para pintar um mapa sem nenhuma
cor encostar com a outra?
Agora é com você!
Usando somente o vermelho, o verde, o amarelo e o rosa ( roxo) pinte o mapa do
continente Africano.
SEMANA DA CRIANÇA-3
(9/10/2015)
Fantasia, comilança e bingo!!!
Vitória de She-Ra!( A vencedora da turma!)
Andrielly de bruxinha!
Clovinho de Nenê!!! De bico e tudo!
Emília da Camila I.
Cheerleaders: Raissa e Yasmin( acertei, pois já diferencio as duas!)
Raquel toda estilosa!
A Rapunzel da Gabi Breier!
Jéssica de vampirinha!
Nosso vencedor: o garçom Gustavo!!!!
No lanche coletivo. Só gostosuras...
E , por último, nosso espetacular bingo!!!!
SEMANA DA CRIANÇA-2
(8/10/2015)
Direitos das crianças:
SEMANA DA CRIANÇA-1
(7/10/2015)
Penteado maluuuuuco!!!
Trio maluquete: Gabi B,Jenifer e Fran.
Eduardo e sua criatividade: bexiguinhas!
Vitória e seus rococós e Gabi à la espanhola.
Andrielly e Jéssica( nossa ganhadora!).
Camila I. roqueira!
Tais e Raquel
"Fundos" do penteado da Camila e da Tais
A espanhola Gabriela K.
Clovinho arrasando!
MAQUETES
(1/10/2015)
Enfim, as maquetes de um dos fatos pitorescos da Revolução farroupilha. Estamos atrasados, mas o tempo não ajudou.
Em grupos, criamos os "Lanchões de Garibaldi".
"Garibaldi apresenta-se em Piratini em fins de 1837. Ao chegar à capital farroupilha, ele recebe uma missão: construir barcos e fazer corso contra navios do império. Dois meses depois, ele apresenta dois lanchões: o "Rio Pardo" e o "Independência". Mas havia um grande problema: a ausência de portos. Com Rio Grande e São José do Norte ocupadas pelo inimigo, e Montevidéu pressionada pelo governo imperial, os farrapos planejam a tomada de Laguna, em Santa Catarina. A idéia era um ataque simultâneo por mar e por terra. Mas como sair da Lagoa dos Patos? John Grenfell atacou o estaleiro farrapo, mas Garibaldi escapou com os Lanchões "Farroupilha" e "Seival" pelo rio Capivari, a nordeste da Lagoa. Daí resultou o mais fantástico acontecimento da guerra, e talvez um dos lances de combate mais geniais da história Foram postas gigantescas rodas nos barcos, e eles foram transportados por terra, levados por juntas de bois, até Tramandaí, a aproximadamente 80km do ponto de partida. O transporte foi feito através de campos enlameados pelas chuvas de inverno."
SONHAÇÃO-2
(29/09/2015)
Hoje foi dia da 2ª avaliação municipal. Na 1ª fomos muito bem, agora...
Todos acharam a parte de Português muito cansativa.
Após a prova, alguns aproveitaram o fascículo Ler.
Depois, fizemos uma avaliação da avaliação.
Andrielly recebendo as provas.
LEITURAS
(25/09/2015)
Depois de mais uns dias chuvosos: SOL!!!!!
A prof.ª Susana dando uma atenção especial ao Gabriel Lobato.
PARÁBOLA DO SEMEADOR
(24/09/2015)
Hoje relembramos a Parábola do Semeador.
parábola
substantivo feminino
- 1.narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.
(https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&es_th=1&ie=UTF-8#q=significado%20de%20parabola&es_th=1)
Mateus 13
1Naquele mesmo dia, Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar.
2Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia
3Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear.
4Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
5Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, porque a terra não era profunda.
6Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
7Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
8Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
9Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!"
Nossos trabalhos:
SEMANA FARROUPILHA/2015
Parte 2
Pesquisando sobre o nosso Estado:
Lindas prendinhas: Francieli e Jenifer.
Peão pra lá de especial: Gustavo
O rural e o urbano:Gustavo e Gabriel
SEMANA FARROUPILHA/2015
Iniciamos a Semana Farroupilha cantando o Hino Rio-Grandense.
Depois, continuamos as comemorações com muitas atividades.
Começamos com a Lenda do Negrinho do Pastorei, que conta como era o RS agrícola no século XIX. É uma história muito triste, porém nos mostra a grande fé que muitos de nós também temos.
Enquanto uns pesquisam , outros resolvem uma folha cheia de curiosidades.
JOÃOZINHO E MARIA
(4/9/2015)
A professora Lidiane nos trouxe uma hora do conto com uma história bem conhecida mas com um cenário brasileiro.
Além de nos contar a história de uma maneira bem criativa, também nos ensinou uma dobradura e uma receita de cupcake.
Pena que a professora Estela só nos deixou comer após o almoço...
Dobradura da casa de doces da bruxa
Copiando a receita de cupcake
Fazendo os bolinhos...
Agora é só alegria.... Esperem!!! Só depois do almoço!
Jéssica Cristian
Leonardo Camila I
Bocão do João Pedro e do Leo
Jenifer louca para dar uma mordidinha.Raquel! Ainda não!!!!!
Raquel e Taís
Gabriela K e Jenifer
Francieli Eduardo caindo de boca
A profª Estela também ganhou. Esse foi do Bruno.
E esse do Isaque.
A Tais não resistiu!
E o Gabriel , já que estava de aniversário....
SEMANA DA PÁTRIA 2015
Nessa semana trabalhamos muito. Aprendemos um pouco mais da história do nosso país.
BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA
(21/8/2015)
A professora Susana nos contou a história
"Bruna e a galinha d'angola" , de Gercilda de Almeida.
Nós adoramos, pois englobou Arte(que adoramos),Cultura Afro( que estamos aprendendo a valorizar) e Folclore( com histórias da tradição oral).
Nossas galinhazinhas estão fazendo sucesso!
Aqui tem um linck da história:
A professora Susana contando a história:
Gabriela Breier e Francileli(linda de óculos).
Jéssica toda sorridente.
Gustavo fazendo de conta e Cristian bem concentrado.
Andrielly,Raquel e Camila.
William querendo se esconder.
Jenifer e Camila concentradíssimas.
Jenifer orgulhosa de seu trabalho.
Gabriel recortando.
Bruno com tudo pintadinho.
Profª Estela recortando.
Olha a Jéssica ai de novo!
Camila Isperling toda sorridente!
Kauã sonolento de tanto pintar.
Cristian tri feliz com seu trabalho.
Eita ,dupla! Clóvis e Alison.
De novo, Jenifer? Agora com a Gabriela.
Camila P. com a Giovanna gastando cola!
Turminha animada.
Gabriel com a galinha pronta!
O Bruno também!
E olha a Giovanna!
E o Eduardo com o livro.
QUEM NÃO CONHECE, COMPRA!
Anjinhos da turma 51 após o recreio...
Não queriam postar essas fotos, pois estavam ouvindo as reclamações sobre o comportamento(ou melhor a falta ) durante o recreio...
IPÊS, SOL, ALEGRIA
(14/8/2015)
Crédito das fotos acima: Professora Catiéle Scheidt Kurz
Camila posando em frente à escola com o florido ipê-amarelo.
IPÊ
Há várias
árvores que recebem o nome popular de ipê.
De outros
gêneros:
Ipê-mirim: Tecoma stans
Ipê" e "ipé" provêm do tupi ï'pé, "árvore cascuda".
"Pau-d'arco" é uma referência a seu uso pelos povos indígenas do Brasil
como matéria-prima para confecção de arcos. "Ipeúva" provém do tupi ip'ïwa,
"árvore da casca".
As espécies deste gênero são
importantes para obtenção de madeira usada para mobília e outros usos ao ar livre. É mais densa
do que a água.
É cada vez mais popular como um material
de deques devido a sua
resistência contra insetos e sua durabilidade. Em 2007, a madeira
certificada do ipê tinha se tornado
prontamente disponível no mercado, embora os certificados fossem forjados
ocasionalmente.
O ipê é amplamente utilizado como a
árvore decorativa nos trópicos
em jardins, nas praças
públicas e bulevares devido à sua florescência impressionante e colorida. As flores aparecem no fim do inverno,
junto com o período de queda das folhas.
São úteis como plantas de mel para abelhas,
e são popular com determinados colibris.
A casca de diversas espécies tem propriedades medicinais. A
casca é seca e fervida, produzindo fazendo um chá amargo
ou ácido: o chá da casca interna de ipê (T. impetiginosa).
É um remédio erval
usado tipicamente durante a gripe e a estação fria, facilitando, ainda,
a tosse do fumante. Trabalha aparentemente como expectorante, estimulando, através da tosse,
que os pulmões se livrem do muco
contaminado.
As flores do ipê branco e amarelo podem
ser utilizadas na alimentação tanto cruas quanto cozidas/fritas.
São dotadas de lenho
muitíssimo resistente à putrefação. Sua madeira é muito dura e resistente: é branca,
levemente rosada, uniforme, leve, macia e durável, própria para marcenaria
fina.
Trabalho de Arte: escolher um galho, colar em uma folha, recortar quadradinhos de papel de seda e colar.
REDAÇÃO SOBRE A FAMÍLIA
(13/08/2015)
Nem tínhamos entrado na sala direito após o retorno do recesso de inverno, a profe já veio com novidade: Que tal escrevermos uma redação sobre as nossas famílias? Esse texto participaria de um concurso do Município. Seriam escolhidos três textos de nossa turma para concorrer com outras escolas. Da nossa turma, depois de muita correção e mostrar para professoras ,estes foram selecionados:
A FAMÍLIA
Jenifer N B Shoenardie
A minha família é educada, amorosa e carinhosa.
Aprendi com a minha família a ter educação,falar,brincar,andar,escrever,respei-
tar e a ajudar nas tarefas de casa.
Ajudo a minha família a varrer a casa, lavar a louça, arrumar a cama, aspirar a casa.
Eu gosto do jeito que a minha família me educa.
A minha família é importante na minha vida porque , sem eles, eu não sou nada. O amor dos meus familiares me mostram o caminho para quando eu crescer e ter a minha própria família.
O mais importante é que eu amo a minha família!
A FAMÍLIA
Yasmin dos Santos Martins
Eu aprendo coisas preciosas com a minha família, aprendo coisas que guardarei para a vida toda.
Minha família me ensinou a ser uma menina boa, de bom caráter, ensina que não devo me apegar a coisas fúteis, que o mais importante é que eu seja sempre humilde e educada.
Meus pais são um pouco rígidos comigo. Na verdade são muito rígidos. Mas eu sei que , lá no fundo, eles me amam e que só fazem isso para o meu bem.
Meu pai mora comigo mas trabalha em Sapiranga. Então, ele não fica muito comigo. Minha mãe trabalha no centro, mas chega muito tarde. Quando ela chega, se arruma e vai direto para a igreja. Eles são minha família e eu os amo de qualquer jeito.
A minha família é minha influência. Eu me espelho neles. Às vezes, desobedeço mas não é por mal.É que tenho a opinião diferente, não concordamos com tudo.
Mas, afinal somos uma família feliz.
A MINHA FAMÍLIA
Gabriela Krummenauer Zuge
A minha família é bem legal e divertida. Eu adoro brincar com a minha mãe. Minha mãe me ensinou a ter educação e respeito.
Aprendi com minha família a andar,comer,falar, correr e amarrar os tênis. Posso ajudar a varrer a casa, lavar a louça a limpar e tirar pó.
A minha família é muito importante na minha vida. A minha mãe me incentiva para quando crescer ter um futuro melhor para mim.
Quando penso no futuro me vejo sendo parecida com minha mãe em muitas atitudes, talvez discorde dela hoje em dia, mas sei que é para o meu bem.
Os incentivos da minha família e o amor que temos uns pelos outros me farão uma pessoa melhor.
Eu amo a minha família!
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
E para nossa alegria, o texto da Yasmin foi um dos três selecionados do Município!
PARABÉNS, YASMIN!!!
Momento da premiação no Anfiteatro do CEI com a colega do 4ºano.
SEGUINDO INSTRUÇÕES
(10/8/2015)
Hoje lemos o fascículo Ler. Após a leitura silenciosa, cada um leu uma parte de um texto ou poesia.
Depois, tivemos que ler e seguir as instruções para confeccionar o avião de papel. Alguns quiseram fazer do seu jeito, mas , primeiro,tivemos que fazer de acordo com o texto.
Conforme íamos terminando , as professoras Estela e Susana nos levaram ao ginásio onde todos puderam voar com seus aviõezinhos. Foi uma festa só!
Quando retornamos à sala de aula, escrevemos e desenhamos sobre essa experiência. E quem sabia um modelo diferente de avião pode ensinar para os colegas.
Que disse que aprender é chato?
Pode ser pura diversão!
OS 5 SENTIDOS
(6/8/2015)
Começamos a estudar os sentidos humanos.
Sentidos do Corpo Humano
O corpo humano é composto de cinco sentidos, a saber: a visão, o olfato, opaladar, a audição e o tato que fazem parte do sistema sensorial, responsável por enviar as informações obtidas para o sistema nervoso central, que por sua vez, analisa e processa a informação recebida.
Não obstante, essas capacidades estão relacionadas com órgãos ou partes do corpo humano (olhos, nariz, boca, ouvidos, mãos) e correspondem às percepções dos homens no mundo, realizadas por meio do processo de tradução, análise e processamento das informações sensoriais, o que muitas vezes, determinou a sobrevivência dos seres humanos bem como dos animais no planeta terra.
Os Cinco Sentidos
Visão
Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão uma vez que eles visualizam o objeto e mandam a mensagem para o cérebro que faz a decodificação, interpretando-a.
Olfato
O nariz é o órgão responsável pelo sentido do olfato, ou seja, a propriedade de sentir o cheiro ou odor das coisas. Dessa maneira, o nariz capta os odores e envia a mensagem para o cérebro, que processa as informações.
Paladar
A língua é o órgão responsável pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio. Assim, as papilas gustativas decodificam o sabor e enviam as informações para o cérebro.
Audição
Os ouvidos são os órgãos responsáveis pela audição, na medida em que detectam os sons, ruídos e barulhos do exterior, e enviam essas mensagens para o cérebro que as interpreta.
Tato
O tato é caracterizado pela sensação do toque e, por isso, está relacionado com o contato com a pele, através dos neurônios sensoriais responsáveis por enviarem as mensagens para o cérebro. Embora esteja muitas vezes relacionadas com as mãos, esse sentido humano envolve qualquer tipo de sensação experimentada pela pele, seja pelos pés, barriga, pernas, dentre outros.
Curiosidades
- O chamado “sexto sentido” refere-se à percepção extra sensorial, muitas vezes pautada na espiritualidade. Ademais, costuma-se dizer que as mulheres possuem o sexto sentido mais aguçado.
- Já foi comprovado que pessoas que sofrem com alguma deficiência relacionada ao sistema sensorial, acabam desenvolvendo e aguçando mais outros sentidos, por exemplo, um cego que desenvolve mais sua capacidade de ouvir ou até mesmo de tatear, como os livros em língua braile para os deficientes visuais.
http://www.todamateria.com.br/sentidos-do-corpo-humano/
SEMANA DA FAMÍLIA
NOSSA TURMA RESOLVEU HOMENAGEAR OS PAIS ESTUDANDO A BOA EDUCAÇÃO QUE VEM DA FAMÍLIA; POIS MUITOS COLEGAS NÃO CONVIVEM COM SEUS PAIS BIOLÓGICOS.
DESENHAMOS, ESCREVEMOS TEXTOS, ESTUDAMOS UM TEXTO BÍBLICO DE I CORÍNTIOS 12. 14-25.
FESTMIRIM/2015
(1 e 2/08/2015)
Nossos colegas Camila Isperling, Clóvis e Vitória participaram de um festival de danças tradicionais gaúchas em Santa Maria. Saíram de lá Bicampeões.
PARABÉNS!
Tem notícia até no Jornal NH do dia 4/08/2015!
DIA DOS AMIGOS-20/7/2015
Começamos comemorando o Dia dos Amigos com antecedência com um acróstico.
PAN-AMERICANO 2015
Os Jogos Pan-Americanos de 2015, oficialmente denominados XVII Jogos Pan-Americanos, são um evento multiesportivo realizados entre os dias 10 e 26 de julho e que terá como sede principal a cidade de Toronto, na província de Ontário, no Canadá além de outras dezessete cidades da região metropolitana do Golden Horseshoe em Ontário. Aproximadamente 6 mil atletas dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas são esperados para competir em 36 esportes. Antes da cerimônia de abertura oficial, o primeiro evento a ser realizado será o polo aquático com início em 7 de julho. Esta será a terceira vez que o Canadá sediará o evento, sendo que as duas edições anteriores foram em Winnipeg, tanto em1967 quanto em 1999. Doze dias após o encerramento serão realizados os Jogos Parapan-Americanos de 2015, também gerido pelo Comitê Organizador de Toronto para os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2015 (Toronto Organizing Committee for the 2015 Pan and Parapan American Games – TO2015).
Seguindo a tradição da Organização Desportiva Pan-Americana(ODEPA), o então prefeito de Toronto Rob Ford e o ministro dos esportes canadense Bal Gosal receberam a bandeira da ODEPA durante o encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2011, emGuadalajara, no México.
Os Jogos de 2015 serão a primeira edição ecologicamente correta, porque serão neutras de emissão de carbono.
Na lista abaixo, o número de eventos de cada esporte está entre parênteses:
|
|
E a professora surtou e nos deu a lista das modalidades para colocarmos em ordem alfabética. Veja a cara que o Clovinho fez quando ouviu isso!
(14/07/2015)
Leitura do livro
CHUVARADA!!!!!
(13/07/2015)
Com essa chuvinha só nos resta jogar...
10/julho
DIA DA PIZZA
Oba!!!!! Pizza!!!!!!
A professora Susana e a secretária Eliane patrocinaram pizzas deliciosas para nossa turma. Afinal, estamos trabalhando frações. E pizza e frações combinam muito bem.
Para o nosso trabalho ficar ainda melhor, no Jornal NH veio encartado um informe publicitário cujo tema era... Pizza!
Completou nossa aula.
RELEMBRANDO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO
(8/07/2015)
Aproveitando o tempinho chuvoso fizemos uma revisão do uso da pontuação em frases e textos.
Como essa atividade, por exemplo:
SISTEMA RESPIRATÓRIO
(1º/07/2015)
O caminho do ar
Por Fabiana Santos Gonçalves
O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização.
É formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.
Nariz e cavidade do nariz
As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais. São separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pêlos no interior do nariz retém as partículas que entram junto com o ar. É composto de células ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.
Faringe
A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Através das coanas esta ligada com a cavidade do nariz e através das fauces, com a boca. Liga-se com o ouvido médio pelas tubas auditivas. Liga-se também com a laringe e com o esôfago. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.
Laringe
A laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos. Caso não ocorra este desvio, o alimento é expelido com uma tosse violenta.
Na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há uma abertura chamada glote e é por ela que o ar entra na laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais e produzindo som. Na face anterior do pescoço forma-se a proeminência laríngea, chamada de pomo de Adão, que é mais visível nos homens que nas mulheres.
Traquéia
A traquéia é um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro e suas paredes são reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se colapsem.
A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.
O epitélio é formado por células ciliadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado. O muco produzido pelas células secretoras serve como uma barreira também.
Pulmão
Os brônquios penetram no pulmão através do hilo. Esses brônquios ramificam-se várias vezes, originando os bronquíolos, que penetram no lóbulo pulmonar e ramificam-se, formando os bronquíolos terminais, que originam os bronquíolos respiratórios, que terminam nos alvéolos pulmonares.
Os pulmões possuem consistência esponjosa, que está relacionada com a quantidade de sacos alveolares.
O formato do pulmão lembra um cone e é revestido por uma membrana dupla serosa chamada pleura. Os dois pulmões são separados pelo mediastino, local onde está o coração, o esôfago, timo, artérias, veias e parte da traquéia.
O diafragma é um músculo situado abaixo do pulmão, e é onde ele se apóia. Separa o tórax do abdome e está relacionado com os movimentos da respiração.
É formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.
Nariz e cavidade do nariz
As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais. São separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pêlos no interior do nariz retém as partículas que entram junto com o ar. É composto de células ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.
Faringe
A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Através das coanas esta ligada com a cavidade do nariz e através das fauces, com a boca. Liga-se com o ouvido médio pelas tubas auditivas. Liga-se também com a laringe e com o esôfago. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.
Laringe
A laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote
Na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há uma abertura chamada glote e é por ela que o ar entra na laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais e produzindo som. Na face anterior do pescoço forma-se a proeminência laríngea, chamada de pomo de Adão, que é mais visível nos homens que nas mulheres.
Traquéia
A traquéia é um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro e suas paredes são reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se colapsem.
A traquéia bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.
O epitélio é formado por células ciliadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado. O muco produzido pelas células secretoras serve como uma barreira também.
Pulmão
Os brônquios penetram no pulmão através do hilo. Esses brônquios ramificam-se várias vezes, originando os bronquíolos, que penetram no lóbulo pulmonar e ramificam-se, formando os bronquíolos terminais, que originam os bronquíolos respiratórios, que terminam nos alvéolos pulmonares.
Os pulmões possuem consistência esponjosa, que está relacionada com a quantidade de sacos alveolares.
O formato do pulmão lembra um cone e é revestido por uma membrana dupla serosa chamada pleura. Os dois pulmões são separados pelo mediastino, local onde está o coração, o esôfago, timo, artérias, veias e parte da traquéia.
O diafragma é um músculo situado abaixo do pulmão, e é onde ele se apóia. Separa o tórax do abdome e está relacionado com os movimentos da respiração.
ALUNA DESTAQUE NOS ESPORTES
(19 E 20 /06/2015)
Nossa colega, Giovanna de Fátima de Almeida Figueiró,10 anos, participou de um campeonato de tae-kwon-do, em Curitiba, nos dias 19 e 29 de junho.
Lá , conquistou as seguintes medalhas em sua categoria( 9/10 anos):
1º lugar= Sparing de bastão
2º lugar= Fórmula
2º lugar= Fórmula de arma
Não entendeu nada? Faça como eu! Pergunte para a Giovanna!
TRABALHANDO MISSÕES
(Junho/2015)
NO SEMINÁRIO DA AES SUL
(23/06/2015)
E as professoras Marcia e Karina produzindo energia limpa!
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
(18/06/2015)
Nossa representante, Camila Isperling,conseguiu o 4º lugar!
Parabéns!
BANDEIRINHAS...
(19/06/2015)
Para comemorar as Festas Juninas nos inspiramos nas obras de Volpi.
Alfredo Volpi Machado da Silva (Lucca,
14 de abril de 1896 — São Paulo, 28 de maio de 1988) foi um pintor ítalo-brasileiro
considerado pela crítica como um dos artistas mais
importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as
bandeirinhas e os casarios.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Volpi. Acesso em 18/06/2015.
Solzinho, jornal...
só faltaram as bergamotas!
(17/06/2015)
MAIS ARTE E JORNAL
(12/6/2015)
No trabalho de Arte de hoje desenhamos nossa mão, a pintamos , recortamos e colamos em um fundo de jornal. Ficou show!
CHUVINHA E STOP
(11/6/2015)
Dia chuvoso!
Preguicinha!
Jogo do Stop!!!!
Demos muitas risadas das palavras que uns e outros escreveram e teimaram que estavam certos. Nada como um dicionário e um atlas não resolvesse!
Vibração quando dizia uma palavra que ninguém mais falava.
Sistema digestório
(11/6/2015)
Introduzindo o Sistema Digestório nada melhor que comer algo e desenhar o caminho que ele faz em nosso organismo.
Saiu cada desenho!
SEMANA DO MEIO AMBIENTE-2015
Para lembrar-nos da importância da reciclagem fizemos uma atividade de Arte e Ciências reutilizando os classificados do Jornal NH.
Veja como ficou:
RELEITURA DE OBRA DE ESCHER
(1º/06/2015)
Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de junho de 1898 — Hilversum, 27 de março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suasxilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinitos e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes . Ele também era conhecido pela execução de transformações geométricas (isometrias) nas suas obras.
Trabalhando com o Jornal NH
(28/05/2015)
Após lermos e conversarmos sobre as notícias de hoje, a professora sugeriu um trabalho sobre pictografias partindo da reportagem da contracapa "Quer uma dica?#espalherespeito", de Laura Píffero.
Optamos em desenhar pictografias relacionadas ao respeito na escola,como,por exemplo: Fazer fila no início da aula, atravessar a rua na faixa de segurança,não mexer no material dos colegas,evitar as correrias,...
PICTOGRAMAS:
s.f. Sistema primitivo de escrita em que as idéias e os objetos eram representados por desenhos. Antes do desenvolvimento do alfabeto, muitos povos antigos transmitiam suas mensagens por meio do sistema pictográfico. Os egípcios gravavam ou pintavam pictogramas em tumbas e monumentos.
http://www.dicio.com.br/pictografia/ ,acesso em 28/02/2015
Clube de Matemática
A galerinha leva um suador para atingir os objetivos propostos pela Profª Susana pra resgatar as dificuldades matemáticas.
Educação Fiscal
(22/05/2015)
Após tabularmos as respostas de uma entrevista realizada com nossos familiares transformamos as respostas em gráficos. Trabalhamos em grupos. Cada grupo ficou responsável por um assunto : Saúde, Educação,Ruas e Segurança em Campo Bom.
Deu para perceber que uns trabalham e outros ficam se divertindo!
Fazendo Arte...
(21/05/2015)Atividades de Arte com corações.
Até parece que estavam tão quietinhos assim!
E vamos usar papel colorido para dar um vida em nossa sala.
Repararam no solzinho que estava entrando na sala?
Uma delícia!
Retorno ao Emílio
(18/maio/2015)
Depois da ótima temporada na escola CEI, retornamos para nossa escola-ainda em reforma. Mesmo com alguns contratempos é muito bom retornar. A nossa sala ainda não foi mexida... Estamos ansiosos!
História em sequência
(23/04/2015)
A partir de um quadrinho criamos outros dois.
O que será que o indiozinho estava procurando?
A criatividade rolou solta...
-22 de Abril-
Dia da Terra
(20/04/2015)
Vamos
conservar nosso planeta!
O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril.
A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.
Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos
e muito mais pode ser feito.
O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.
Por coincidência também celebramos o descobrimento do Brasil, quando os portugueses desembarcaram em terra tiveram o primeiro contato com os índios. Os portugueses estranharam muitos dos hábitos indígenas como o fato de andarem nus! Já que o calor do clima tropical é intenso as peças utilizadas funcionavam mais como adornos, o que contrastou muito com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio e ameno.
Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundo conhecedores da flora onde vivem, inclusive utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas.
Que tal aprendermos um pouco mais sobre os índios brasileiros tenho certeza que encontraremos dicas de como cuidar melhor da nossa Mãe Terra!
Curiosidades sobre a Terra:
- Tem em torno de 4,5 bilhões de anos
- Tem 510,3 milhões de km2 de área total
- Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água
- O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros
- A população humana atual da terra é de aproximadamente 6 bilhões.
Thttp://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/22-abril-dia-da-terra.html
Nosso trabalho...
TEMOS O MUNDO INTEIRO EM NOSSAS MÃOS
Iniciando o Projeto Povos Indígenas do Rio Grande do Sul
(16/04/2015)
Palavras da língua Portuguesa que são originárias do tupi
No momento da leitura
(16/04/2015)
Com fotos da profª Carina.
Enquanto isso, na aula de Inglês...
(31/3/2015)
Enfeitando para a Páscoa!
Mesmo ainda na Escola CEI, estamos enfeitando tudo para a chegada do Coelho.(27/03/2015)
2015!
Iniciando o ano com a Páscoa bem pertinho.
A maior surpresa é a nossa alegria!
FORMATURA DO PROERD
Dia 8 de dezembro de 2014, a turma 51 se formou no PROERD, no teatro do CEI. Foi bem legal.
A Sd. Cristina merece a nossa admiração e respeito pelo trabalho que realiza.
ÚLTIMO ANO!!!! BARRANCO!!!!
O barranco atrás da Escola sempre foi uma atração irresistível para todos os alunos.
Como é o último ano da turma 51, que tal subir no barranco?
Foi uma festa só !
NO ZOOLÓGICO!!!!
Nosso passeio de final de ano ocorreu no Zoológico de Sapucaia do Sul.
Além de ver alguns animais que só se conhece por imagens, também obtemos muitas informações. Porém , o ponto alto foi o piquenique e as selfies ...
As professoras Suzana, Catieli e o professor Paulo acompanharam a turma junto com a profª Estela.
Vamos as fotos...
Fotos dos animais temos poucas, mas de nossos colegas fazendo pose...
Nosso amigo : o Elefante
O que teve de gente se comparando...
Piquenique animado.
Que comilança! Depois pareciam as jiboias do zoo.
Profª Suzana com seus pupilos.
Depois da comilança porque não ficar de ponta cabeça para ver se cabe mais alguma coisinha?
Poses e mais poses...
Observando os "parentes".
Por favor, deletem as informações do
profº Paulo!
A cada parada um 'flash"
Até o tigre estava com calor.
Água e poses.
Sempre tem aquele que não quer tirar foto mas adora ser papagaio de pirata das amigas...
E o uniforme velho dando uma das últimas aparições!
Que lindo ver todos com a camiseta do Emílio!
Observando as aves.
Profª Suzana e Catieli aproveitando o passeio.
Como gosto de fazer pose!
Repitam: CISNE,CISNE,CISNE!
Cuidado com os jacarés...
Só as meninas!
Agora os meninos!
(28/11/2014)
VAMOS BRINCAR COM AS FRAÇÕES!
Poesia criada pelo aluno Wesley Fernandes Moura
(6/10/14)
Vida no céu
Depois que durmo
no céu passo a vagar.
Encontro com aviões
e pássaros a voar.
Encontro com balões
e pipas a passar.
Converso com anjos e deuses
que vivem a passear.
Vejo o vento carregar as nuvens
e nelas imagens posso ver.
Nas quatro estações passo a brincar
com felicidade e a voar.
Essa é minha vida,
sou muito feliz,
pelo céu a planar
nas noites de luar.
FESTA À FANTASIA!!!!!
10/10/2014
Só diversão e alegria...
Colocando em dia as atividades da 51/2014
Comemorando o início da Primavera!
Maquetes dos barcos de Giusepe Garibaldi, em homenagem à revolução farroupilha.
Agradecemos a professora Suzana pelo auxílio.
Criando com corações.
Gráfico com nomes e ano de nascimento.
Cuidados com os dentes...
Os nossos famosos marca páginas...
Mais um trabalho de Artes!
A turminha trabalhando...
25/9/2014
Lendo e criando...
FAZENDO FESTA COM O VINICIUS...
25/09/2014
O corpo humano possui diferentes órgãos internos, cada um com uma função. Isso permite com que nosso organismo funcione corretamente.
O sistema digestório é composto por vários desses órgãos. Ele é responsável pela transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes.
A esse processo, damos o nome de digestão. Graças a ela, temos energia para brincarmos, estudarmos, enfim, para fazermos as nossas atividades diárias.
Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.
O sistema digestório é composto por vários desses órgãos. Ele é responsável pela transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes.
A esse processo, damos o nome de digestão. Graças a ela, temos energia para brincarmos, estudarmos, enfim, para fazermos as nossas atividades diárias.
Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.
O estômago é o local para onde o bolo alimentar se direciona. Ele se junta ao suco gástrico, que é uma substância encontrada ali, e que auxilia na transformação do bolo alimentar em pedaços ainda menores. Depois disso, ele passa a ser chamado de quimo.
À medida que os alimentos chegam, o estômago vai se dilatando. Normalmente, ele consegue acomodar até dois litros de alimentos, mas isso varia de pessoa para pessoa.Alguns nutrientes já são aproveitados pelo corpo, sendo levados pelo sangue para as células.
Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado. Lá, ele é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo.
O quilo segue para o intestino grosso. Lá, água e sais minerais são aproveitados. O restante passa a se chamar fezes, e é eliminado para fora do corpo, pelo ânus.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids
A turma esta estudando sobre tartarugas, então algumas curiosidades!
(18/08/2014)
As tartarugas são animais muito antigos, que já existiam na época dos dinossauros. Surgiram há uns 300 milhões de anos e mantiveram-se inalteradas, protegidas dos inimigos pela sua «armadura óssea», a carapaça que serve-lhe de abrigo. Quando se sente ameaçada, pode enfiar-se dentro dela quase por completo. No entanto, esta carapaça é muito pesada, impedindo a tartaruga de se deslocar rapidamente.
As tartarugas não tem dentes, mas têm um bico afiado e é com este bico que elas colhem e cortam as plantas e frutos de que se alimentam. Durante o período de reprodução, a fêmea escava um buraco, onde introduz os seus ovos, e depois afasta-se. Quando adulta a tartaruga pode medir até 1,2 m de comprimento e pesar mais de 220 kg!
Tartaruga-das-Galápagos |
A avozinha...
As tartarugas vivem cerca de 100 anos. O recorde é detido por uma tartaruga de Madagáscar que viveu 152 anos.
Para determinar a idade de uma tartaruga basta contar os anéis de crescimento de uma das escamas da carapaça. Cada um deles corresponde a um ano de vida. Por vezes é difícil porque as tartarugas crescem mais devagar a partir dos doze anos e porque os anéis se gastam e ficam menos visíveis. Os cientistas têm outros meios, em função do tamanho e do peso. Assim, uma fêmea de tartaruga de Hermann com 17 cm tem entre quarenta e sessenta anos.
Tartaruga de Hermann |
As tartarugas marinhas vivem nas águas quentes dos oceanos. Em terra são lentas e desajeitadas, mas no mar agitam as patas transformadas em remos, como se voassem, e atingem os 36 km/h!
É considerado o réptil que nada melhor viajando centenas de quilómetros à procura de comida ou local onde pôr os ovos.
Tartaruga verde |
Macho ou fêmea?
Em laboratório descobriu-se que a temperatura durante a incubação dos ovos influencia o sexo das crias. Assim, nas tartarugas-verdes, uma temperatura acima dos 28 ºC só dá machos, e abaixo desse valor só dá fêmeas. Esta particularidade é usada pelos criadores para a escolha do sexo das crias.
Tartaruga-de-couro |
As tartarugas marinhas passam toda a sua vida no mar, excepto quando as fêmeas têm de vir à terra para desovar, sempre durante a noite. A tartaruga arrasta o corpo na praia com grande esforço, abre um buraco, põe os ovos, tapa-os com areia e volta para o mar. Uma postura é de 50 a 200 ovos (uma tartaruga-de-couro produz mais de 1000 ovos por ano pesando cerca de 800 kg e 2,5 m de comprimento). Os ovos incubam na areia quente de um a três meses. À nascença, os recém nascidos são verdadeiros desportistas de casca mole. Pesam apenas 5 gramas e correm para o mar com todas as suas forças por causa dos abutres, dos cães vadios e de outros predadores. Só as mais afortunadas é que sobrevivem.
Vejam só que legal!
Olhar para o céu pode ser interessante!
Superlua poderá ser vista neste domingo
Será o momento em que o satélite passará mais perto da Terra neste ano
08/08/2014 | 18h35
Lua estará no perigeu neste domingoFoto: Cristiano Estrela / Agência RBSDois eventos astronômicos disputarão nos próximos dias a atenção daqueles que gostam de observar a movimentação dos astros no céu: a chuva de meteoros Perseídas e a superlua.
Na noite deste domingo a Lua se apresentará até 14% maior e mais brilhante do que o habitual. O fenômeno, conhecido como superlua, ocorre quando a Lua, em sua fase cheia, se encontra no ponto mais próximo da Terra em sua órbita.
De acordo com o professor Antônio Araújo Sobrinho, presidente da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA), a Lua possui uma órbita elíptica pela qual ela gira em torno da Terra, em um ciclo aproximado de 28 dias.
— Esse processo é chamado de revolução e conforme ele vai se dando, a distância entre o nosso planeta e seu satélite vai variando. O ponto mais distante desta órbita em relação à Terra é chamado de apogeu (406 mil quilômetros), enquanto o menor é o perigeu (356,8 mil quilômetros), por qual o satélite passará neste dia 10 — explica Sobrinho.
— Esse processo é chamado de revolução e conforme ele vai se dando, a distância entre o nosso planeta e seu satélite vai variando. O ponto mais distante desta órbita em relação à Terra é chamado de apogeu (406 mil quilômetros), enquanto o menor é o perigeu (356,8 mil quilômetros), por qual o satélite passará neste dia 10 — explica Sobrinho.
Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), a ocorrência de luas cheias durante a passagem pelo perígeo acontece a cada três meses e 18 dias. O que torna o fenômeno deste domingo especial, segundo Araújo, é que este será o momento em que a lua passará mais perto de nosso planeta em todo o ano de 2014.
Ele também aponta que o melhor momento para observar a superlua será no início da noite.
De segunda-feira a quarta-feira será a vez da chuva de meteoros perseídas ser observada no céu. Ao contrário da chuva de meteoros delta aquarídeas austrais, que ocorreu no final de julho, esta deve ser bastante intensa. Conforme dados da NASA, o pico da chuva de meteoros perseídas deve produzir cerca de 80 meteoros por hora, incluindo bolas de fogo.
O professor ressalta, porém, que em algumas áreas a lua poderá atrapalhar a observação deste outro fenômeno ao ofuscar com seu brilho intenso a visualização dos meteoros.
Depois de tanto tempo, vamos atualizar
esse 5º ano!
Com vocês, a turma 51 de 2014!!!!!
eu achei super legal ese trabalhooooooooo. vinicius
ResponderExcluirBÁH ESSE NOSSO TRABALHO FICOU MUITO LEGAL.THALES
ResponderExcluirEu adorei esse trabalhoooooooooo.LUCAS MIRANDA
ResponderExcluirPena que a foto do meu grupo não aparece!
ResponderExcluirMas,nós fizemos este trabalho.
Aguarde por que nossa foto vai aparecer.
Eduarda Matheus dos Santos
GOSTEI MUITO DE FAZER ESTE TRABALHO,POIS APRENDI MUITO SOBRE ALIMENTAÇÃO.ADRIÉLI E FERNANDA
ResponderExcluirEu gostei muito dessa aula! Adoro fazer trabalhos em grupo,é bem divertido.Mayara
ResponderExcluireu gostei muito do trabalho em 3 foi legau
ResponderExcluiramanda
QUE PENA,NÃO VIM NESSE DIA!!!!LOL!!!!
ResponderExcluirCHRISTIAN ELIEZER VILANDE SILVA
EU ADOREI ESSE TRABALHOOO.LUCAS MIRANDA
ResponderExcluirAdorei essa atividade,e adorei aparecer na primeira foto.
ResponderExcluirJuan Rodrigues Martins
Esse trabalho é muito legal para as crianças da nossa escola aprenderem mais sobre uma alimentação saudável.
ResponderExcluirPedro Friedrh da Silveira
Eu gosto muito da aula da professora Estela porque ensina muitas coisas que nós não sabemos.
ResponderExcluirMIKAELA
Fizemos um trabalho bem legal sobre alimentos boas e ruins.Foi muito legal trabalhar em grupo.
ResponderExcluirÉmerson e Gustavo
Eu gostei dos trabalhos que nós realizamos em grupo. Francieli
ResponderExcluirEu gostei das fotos da nossa turma 51
ResponderExcluirO BLOG DA ESCOLA É MUITO LEGAL SAYMON
ResponderExcluirParabéns para todos
ResponderExcluirFoi divertido, toda a turma adorou fazer e conhecer melhor o que comemos
ResponderExcluir
ResponderExcluirQue legal
Foi muito legal fazer trabalhos sobre as olimpíadas de londres 2012
ResponderExcluirLuis Felipe e Bianca turma:51
ResponderExcluirAs professoras ou professores ensinam as crianças a fazer um mundo melhor.
Gostei muito de fazer o trabalho das olimpíadas pois aprendemos sobre os países e sobre o que ocontece no periodo das olimpíadas.
ResponderExcluirFernanda
Nós gostamos de realisar estas atividades com a professora Estela por que mostra as olimpiadas.
ResponderExcluirSaymon e João pedro
Nós gostamos muito do projeto você é o que você come. A profesora Estela fez muitos trabalhos sobre alimentos.
ResponderExcluirSamuel e Vinicius
ResponderExcluirTodos temos que ter uma alimentação saudável.
Pedro e Rihan
Foi muito legal toda a turma adorou conhecer melhor o que comemos.Adriéli Larissa Hoffmeister.
ResponderExcluirEu gostei das fotos da 51 porque lembra nós nos divertindo e aprendendo sobre alimentação saudável e Olimpadas de Londres.
ResponderExcluirPrecisamos comer mais frutas e verduras e diminuir o consumo de doces e gorduras(frituras).
E pesquisei sobre meu esporte fvorito que é o futebol.Que pena que a Seleção Brasileira de Futebol Masculina perdeu a final e só ganhou a medalha de prata... Lucas Eduardo
Foi muito legal os trabalhos sobre as Olimpíadas de Londres 2012
ResponderExcluirLuis Felipe e Bianca turma:51
Adorei o dia da história do Casco da Tartaruga e das pinturas no rosto de índio. A pintura no rosto foi muito legal, pois a professora trouxe fotos de diferentes índios e nós olhamos e tentamos copiar com lápis aquarela.
ExcluirAlisson Ruan
Adorei o dia do marca página porque nós usamos a nossa
Excluirimaginação. ALEX E AMANDA
Eu e a minha colega vestidas de índio fico D+ .
ResponderExcluirEstamos lindas
Gabriela Wagner
Adorei tudo,mas gostei mais dos monstrinhos que nós fizemos de dobradura para ser um marca página.
ResponderExcluirEduarda
Eu gostei muito da aula , foi legal fazer a tartaruga . Elen T; 51
ResponderExcluirEu gostei da aula de desenhar os índios. T;51 Giovane
ResponderExcluirEu gostei de realizar o marca página, porque nós fizemos as dobraduras e enfeitamos o monstrinho bem bonitinho. Luis Fernando t;51
ResponderExcluirEu adorei o dia do Índio, porque , foi muito divertido me pintei e ainda pintei a Milena e a Vitoria e foi muito divertido. Kailany Emanuely Da Silva Dos Santos.
ResponderExcluirEU goste de fazer a tataruga. T; 51 ÉRICA
ResponderExcluirEu gostei muIto de fazer aula de artes com a professora ESTELA e também de recortar e montar desenhoS com o quadrado, retângulo, triângulo e circulo.VITÓRIA
ResponderExcluirNo dia que nós trabalhamos sobre o segredo do casco da tartaruga eu gostei muito, porque aprendemos que no casco da tartaruga tem o segredo da vida.Depois nós fizemos uma tartaruga desenhando-a com papelão. Cada um de nós precisamos levar a parte de baixo do litro para fazer o casco da tartaruga.Michele S.Klein. Turma 51.
ResponderExcluirAdorei as fotos . Ketlin
ResponderExcluirUAU QUE INTERESSANTE O TRABALHO DAS TARTARUGAS
ResponderExcluirADOREI JENIFER TURMA: 41
adorei estudar nessa escola pena que o tempo passou muito rápido , mais lembrarei de VocEs sempre bjos....... DHULISAN ANGELI FERNANDES
ResponderExcluirEu acho muito legal recordar as nossas atividades.
ResponderExcluirIsaque Breier de Magalhães 15/07/2015
Que legal o trabalho da pizza
ResponderExcluirmuito gostoso huhummmmm
de:João Pedro 51 15|07|2015
Adorei pintar as tartarugas,foi muito divertido.
ResponderExcluirYasmin dos Santos Martins 15/07/2015
22/5/2015
ResponderExcluiradorei otrabalho