shabby

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

VISITA A FEIRA DO LIVRO!



TUDO COMEÇOU ASSIM...


UM BELO DIA PELA MANHÃ A TURMA 31 ESCUTOU UMA “NOVELINHA”, POIS ASSIM A PROFESSORA ELOISA DENOMINAVA A LEITURA DO DIA. O LIVRO ESCOLHIDO PARA O MOMENTO ERA: “UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA”, DO ESCRITOR ZIRALDO. E FOI NESTE DIA EM QUE COMEÇOU A HISTÓRIA DE AMOR PELAS OBRAS DO AUTOR ZIRALDO.

A ESPERA ERA EMPOLGANTE PELA TERÇA-FEIRA, QUE ERA O DIA DA “NOVELINHA”. AS CRIANÇAS DEMONSTRAVAM NO OLHAR O INTERESSE DE SABER CADA VEZ MAIS O QUE ACONTECIA COM A PROFESSORA MALUQUINHA E SEUS ALUNOS! DE CERTA FORMA, ELES SE COLOCAVAM NO LUGAR DOS ALUNOS, MUITOS SE VIAM ALI, NAQUELE MOMENTO... DEPOIS DE TERMINADA A HISTÓRIA A PROFESSORA ELOISA, CONTOU OUTRA NOVELINHA, E NÃO PODIA SER OUTRA SENÃO O “MENINO MALUQUINHO!” A CADA PÁGINA LIDA, O AMOR AUMENTAVA PELAS OBRAS, DESTE AUTOR... CADA LIVRO DESCOBERTO DO ZIRALDO ERA UMA FESTA. QUANDO A PROFESSORA ELOISA MOSTRAVA UM EXEMPLAR DIFERENTE ENTÃO, ERA UMA BAGUNÇA SÓ, TODOS QUERIAM LÊ-LO!

UM DIA TEVE UMA SURPRESA: FOMOS ATÉ A SALA DE VÍDEO, E AO INICIAR O FILME... ERA “UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA!” A EUFORIA FOI TAMANHA QUE, TODOS GRITARAM DE FELICIDADE!

AO SABER QUE ZIRALDO ESTARIA NA FEIRA DO LIVRO, FICAMOS TODOS FELIZES E LOUCOS PARA CONHECER ESTA PESSOA MARAVILHOSA, RESPONSÁVEL PELA ALEGRIA DE TANTAS CRIANÇAS. ENFIM, FOI POSSÍVEL PARTICIPAR DO EVENTO, E QUANDO ZIRALDO APARECEU, FOI MÁGICO, CADA QUAL QUERIA CHEGAR MAIS PERTO, UM OLHAR, UM ACENO, UM AFAGO NA CABEÇA ERA UM TESOURO. ESTE DIA FICARÁ MARCADO NA VIDA DESTAS CRIANÇAS PARA SEMPRE! CADA ESFORÇO, DEDICAÇÃO VALEU A PENA, PRINCIPALMENTE AO VER NOS OLHOS DOS ALUNOS, A ALEGRIA DE UMA CONQUISTA COMO ESTA!





quinta-feira, 9 de outubro de 2014

HORA DO CONTO NO CONTRATURNO


BONS MOTIVOS PARA FAZER A HORA DO CONTO COM SEU ALUNO.
MARKELI S S FERREIRA


A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS É UMA DAS FORMAS MAIS ANTIGAS DE PASSAR ENSINAMENTOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. ESTA PRÁTICA ERA MUITO USADA NAS SOCIEDADES SEM ESCRITA E SEM ESCOLA. OS VALORES E AS CRENÇAS, ENTRE OUTROS FATORES IMPORTANTES NA NOSSA EVOLUÇÃO SÃO FIXADOS PELAS HISTÓRIAS CONTADAS DE UMA GERAÇÃO A OUTRA.
DESTA FORMA ACREDITA-SE QUE PARTIR DA LEITURA DE HISTÓRIAS INICIA-­SE A FORMAÇÃO DESTES PEQUENOS LEITORES, INICIANDO A MAGIA DO LER E IMAGINAR DESDE A INFÂNCIA. O INTERESSE PELA LEITURA É UM FATOR IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS EM VÁRIOS ASPECTOS, SENDO UM DELES O EXERCÍCIO DE REFLEXÃO E INTERPRETAÇÃO DO MUNDO. DESTA FORMA A HORA DO CONTO PODE CONTRIBUIR DE MODO ATRATIVO AOS ALUNOS, FAZENDO­-OS TOMAR GOSTO PELO ENCANTADO MUNDO DA LITERATURA. RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA RELATA A LITERATURA COMO MEIO FORMADOR PARA AS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE DE COMPREENSÃO:

“A LITERATURA NO CARÁTER FORMADOR FAZ COM QUE AS CRIANÇAS APRECIEM A ESSÊNCIA DA ARTE LITERÁRIA, POSSIBILITANDO UMA INTER-RELAÇÃO COM SEU COTIDIANO. QUANTO MAIS OFERECERMOS LITERATURA AS CRIANÇAS, MAIS ELAS ESTARÃO CAPACITADAS A ENTENDER O TEXTO, A INTERPRETAR, A VALORIZAR E A ATIVAR OS SEUS INTERTEXTOS CONSTITUÍDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA COMPETÊNCIA LITERÁRIA.” SOUZA, RENATA JUNQUEIRA, PÁG. 81

SENDO ASSIM AS CRIANÇAS, INDIRETAMENTE ELABORAM COM SUAS PRÓPRIAS PERCEPÇÕES SIGNIFICADOS IMPORTANTES PARA A VIDA E NOVOS CONHECIMENTOS. DESTA FORMA OS ALUNOS NAVEGAM PELOS MARES DO DESCONHECIDO E DE ACORDO COMO A HISTÓRIA VAI SENDO CONTADA, FAZEM RELAÇÕES DE SUAS VIVÊNCIAS CONSEGUINDO NA MAIORIA DAS VEZES TER O PROFESSOR ALI PRESENTE COMO SEU MELHOR AMIGO CONTANDO SEGREDOS DOS MAIS INIMAGINÁVEIS.
A RELAÇÃO DO PROFESSOR E ALUNO DEVE SER HARMONIOSA PARA UM BOM RESULTADO DE APRENDIZAGEM. O VÍNCULO DEVE SER ESTABELECIDO DESDE OS PRIMEIROS DIAS DE AULA, E AS HISTÓRIAS, OS LIVROS PODEM CONTRIBUIR PARA ESTE ESTREITAMENTO DE LAÇOS AFETIVOS. O MODO COMO TRABALHAMOS ALGUMAS HISTÓRIAS COM OS ALUNOS FAZEM DESPERTAR NELES SENTIMENTOS QUE HÁ MUITO TEMPO ESTAVAM ADORMECIDOS. COM O AUXÍLIO DA HORA DO CONTO CONSEGUE­-SE COMPREENDER UM POUCO MAIS DOS NOSSOS ALUNOS DE FORMA NATURAL E NÃO QUESTIONADORA, EXISTINDO MOMENTOS QUE SÃO VIVENCIADOS ATRAVÉS DA HORA DO CONTO QUE ESTABELECEM ENTRE PROFESSORES E ALUNOS VÍNCULOS SIGNIFICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO­ APRENDIZAGEM.


PARA MACHADO(2002), A LER BONS LIVROS TRAZ AO LEITOR SATISFAÇÃO AO PERCEBER QUE UM PERSONAGEM PODE TER CARACTERÍSTICAS QUE SÃO RECONHECIDAS EM SI MESMO E AINDA A CAPACIDADE DE SE CONHECER OUTROS MUNDOS, IMAGINANDO ESTAR DENTRO DELES, PROPICIANDO UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA E MÁGICA. PEGAR UM LIVRO NA MÃO É SENTIR UM MUNDO DIFERENTE ENTRE OS DEDOS, É PODER USUFRUIR DELE POR ALGUNS MOMENTOS EM NOSSAS VIDAS. É PODER VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR E CONHECER DIVERSAS PARTES DO MUNDO TODO, DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO E O PRAZER DE LER CADA VEZ MAIS. TENTAR PASSAR ESSE SENTIMENTO AO ALUNO É O MÍNIMO QUE UM PROFESSOR PODE FAZER. A BUSCA PELO CONHECIMENTO SE TORNA INCANSÁVEL E O DESCONHECIDO CADA VEZ MAIS ATRATIVO.